terça-feira, 8 de dezembro de 2015

FIGURINO - PARTE 4

Postado por Cora Belarmino


Elementos de Construção de um Figurino

continuação...


O algodão se mantém como a principal fibra têxtil do mundo. Ainda que as sintéticas tentem alterar sua posição no mercado, ele continua sendo preferido por conta de suas qualidades naturais, relacionadas a conforto, maciez e durabilidade. Sua versatilidade permite a combinação com as mais diversas fibras, inclusive as sintéticas. Por todo o seu passado e por sua importância no ramo têxtil atual, podemos dizer com segurança que o algodão é a fibra que veste o mundo. 



 Os tecidos em malha, de algodão ou sintéticos, estão empregados em quase todos os figurinos, desde calças de bailarinos até corpetes e tutus, e em elementos de apoio, como calcinhas e collants. Nenhum outro material permite que o corpo chegue aos seus limites espaciais. A criação de um figurino deve levar em conta não somente questões estéticas, mas também percepções físicas, como qualquer processo de construção de objetos para o ser humano. Se este limite entre estética e ergonomia existe nas roupas do dia a dia, há de se relacionar a ergonomia aos processos criativos do ballet, onde a dança exige do corpo dos bailarinos o seu limite máximo. 



A malha desempenha papel fundamental na construção dos figurinos de ballet. Suas laçadas assumem aspecto de fios em forma de curva, que se sustentam entre si e são livres para se mover quando submetidas a alguma tensão, o que determina a conhecida flexibilidade da malha, capaz de fazê-la abraçar as mais complexas formas do corpo humano. Este tecido é bastante elástico porque as laçadas podem escorregar umas sobre as outras, quando sob tensão, e retornar à posição inicial ao fim da solicitação. Outra propriedade da malha é a porosidade, o que lhe confere excelente conforto.

Nas fotos o bailarino veste uma calça confeccionada em malha de algodão, que confere conforto aos movimentos realizados durante o espetáculo. As mesmas se referem ao espetáculo Quebra Nozes dançado pelo Ballet Bolshoi.



Continua...

Se gostou, deixa seu comentário!
Sugestões mande para nosso e-mail: 
contatocorabelarmino@gmail.com

Em terça-feira, 8 de dezembro de 2015

0 comentários:

Postar um comentário